quarta-feira, 30 de julho de 2014

Municipio de Caratinga é comtemplado no Prêmio Mineiro de Práticas Exitosas na Atenção Primária à Saúde

Prêmio Mineiro de Práticas Exitosas na Atenção Primária à Saúde – Edição 2013

 Este prêmio é o resultado de um trabalho sério, comprometido e que trouxe resultados muito positivos para a Saúde dos diabéticos na ESF do Bairro das Graças” 
CARATINGA - MG

  A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por intermédio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde, divulga o resultado final do Prêmio Mineiro de Práticas Exitosas na Atenção Primária à Saúde – Edição 2013, de acordo com o disposto no item 7.1 do Anexo único da DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 1.485, DE 19 DE JUNHO DE 2013, que aprova o Edital de Convocação para o Prêmio Mineiro de Práticas Exitosas na Atenção Primária a Saúde - edição 2013. 

PARTE II: ÁREA TEMÁTICA: 2 (dois) 

TÍTULO DA EXPERIÊNCIA EXITOSA:

 DIA D – em busca da Integralidade do cuidado - Um Combate a desinformação e às complicações da diabetes. 


“Este prêmio é o resultado de um trabalho sério, comprometido e que trouxe resultados muito positivos para a Saúde dos diabéticos na ESF do Bairro das Graças” Acreditando na Saúde Pública 

Em agradecimento pelo reconhecimento do trabalho e pelo recebimento do prêmio, o médico responsável pelo projeto e coordenador da equipe que o executa, Igor Claber diz que está muito contente e acrescenta que o prêmio representa o esforço e dedicação da equipe. “A equipe que formamos é composta por agentes de Saúde, serviço gerais, técnico de enfermagem, enfermeira, médico, nutricionista, farmacêutica, dentista, Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e Técnico em Saúde Bucal (TSB). Esta equipe sempre trabalhou acreditando numa Saúde Pública mais resolutiva visando o bem estar da comunidade do Bairro das Graças”.


Projeto da Prefeitura de Caratinga recebe o Prêmio Mineiro de Práticas Exitosas na Atenção Primária à Saúde – Edição 2013. O projeto é voltado para a Saúde dos Diabéticos e é executado pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Bairro das Graças. A entrega do prêmio aconteceu na noite de terça-feira, 26, no Minascentro, em Belo Horizonte, durante o Congresso de Fortalecimento da Atenção Primária no Estado de Minas Gerais.

A inscrição do trabalho vencedor intitulado “Dia D – Em busca da Integridade do Cuidado – Um Combate a Desinformação e às Complicações do Diabetes” foi feita pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde responsável pela criação e implantação do projeto no Bairro das Graças.


A secretária de Saúde Sueli Amorim, na condição de gestora da Saúde do município de Caratinga recebeu o troféu e um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 10 mil foi entregue para a enfermeira Suelen Alvarenga, que representou a equipe multiprofissional composta por enfermeira, técnico de enfermagem, agentes comunitários de Saúde e médico, juntamente com nutricionista e farmacêutica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), coordenados pelo médico da Estrutura de Saúde da Família do Bairro das Graças (ESF), Dr. Igor Claber Siqueira.



“Estamos muito felizes porque este é o primeiro prêmio na área da Saúde que o nosso município recebe”, explica a secretária. “Estamos muito envaidecidos, pois este é o resultado de um trabalho sério, comprometido e que trouxe resultados muito positivos para a Saúde de nossa população. A vitória é da equipe do Bairro das Graças que executou de maneira séria e pontual o dia D de prevenção ao Diabetes. Parabenizamos  toda a equipe que realizou este lindo trabalho. Nós somente auxiliamos”.

Acreditando na Saúde Pública
Em agradecimento pelo reconhecimento do trabalho e pelo recebimento do prêmio, o médico responsável pelo projeto e coordenador da equipe que o executa, Igor Claber diz que está muito contente e acrescenta que o prêmio representa o esforço e dedicação da equipe. “A equipe que formamos é composta por agentes de Saúde, serviço gerais, técnico de enfermagem, enfermeira, médico, nutricionista, farmacêutica, dentista, Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e Técnico em Saúde Bucal (TSB). Esta equipe sempre trabalhou acreditando numa Saúde Pública mais resolutiva visando o bem estar da comunidade do Bairro das Graças”.
Sobre a atuação da equipe, o médico acrescenta: “Durante as ações todos estiveram sempre mostrando profissionalismo, humanidade e responsabilidade social nunca visando palmas, reconhecimento ou prêmios, mas focados na Saúde dos Diabéticos. Com o reconhecimento do empenho, a nossa equipe se sente valorizada com o prêmio do Estado. Como diz Abraham Lincoln, ´O homem que trabalha somente pelo que recebe, não merece ser pago pelo que faz`".

Entrega do Prêmio

Durante a cerimônia de entrega do prêmio, o superintendente de Atenção Primária de Saúde de Minas Gerais realçou que os municípios mineiros foram ousados e inovaram em todos os trabalhos que apresentaram “Houve confiança no desenvolvimento de cada um, tanto que disponibilizaram suas experiências no site. Esta iniciativa veio para ganhar forças para avançarmos com novos projetos para valorização de trabalhos na área da Saúde”.
O secretário Adjunto de Saúde do Estado de Minas Gerais Francisco Tavares fala de sua satisfação em contemplar aqueles que fazem a Atenção Primária. “Este evento é o resultado do esforço conjunto de Minas Gerais. Os profissionais de Saúde que fazem a Atenção Primária fazem a diferença na Saúde de nosso Estado. Quero salientar que mais importante que o prêmio que eles recebem é o trabalho que os mesmos realizam e o esforço de cada um dos profissionais representados aqui nesta noite”.
Sobre as expectativas acerca do prêmio, Sueli Amorim acrescenta: “Esperamos que este seja o primeiro de muitos prêmios que a Saúde do município de Caratinga receberá. Estamos investindo em prevenção, queremos que nossa população seja uma população saudável, vendendo saúde. Ver dentre vários outros municípios presentes na premiação, um município do interior, pequeno, sem muitos recursos, que tem trabalhado e investido na Atenção Primária à Saúde sair vitorioso, nos enche de alegria e orgulho e nos estimula a trabalhar cada vez mais”.
O projeto: resultados positivos junto a diabéticos
A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro das Graças promove o Dia D do Diabético na localidade para fazer rastreios e acompanhamento médico. Estes resultados foram divulgados no último sábado, 3, durante do Dia D do Diabético. Nos últimos cinco anos não houve registros de nenhum paciente diabético em Hemodiálise, amputado ou com cegueira decorrente da doença dentre os atendidos na Unidade.
As mobilizações, apoiadas pela Prefeitura de Caratinga, acontecem em cinco sábados durante o ano. Os encontros entre pacientes e profissionais da Saúde para rastreios e palestras informativas foram fundamentais para o controle das consequências do Diabetes nos pacientes. Para suporte, seis agentes de Saúde visitam 158 famílias da comunidade ao longo de cada mês. São 101 pacientes diabéticos atendidos no Bairro das Graças. Em cada dia D são 20 pacientes atendidos durante o dia.
No Dia D uma equipe multiprofissional composta por enfermeira, técnico de enfermagem, agentes comunitários de Saúde e médico, juntamente com nutricionista e farmacêutica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), buscam tentar descobrir as complicações, citadas acima, em todos os pacientes sintomáticos e assintomáticos.
Como acontece o “Dia D”
Para participar da campanha do Dia D, o paciente diabético é convidado pelo agente comunitário de Saúde. As pessoas portadoras do diabetes passam, primeiramente, por uma palestra elaborada pela nutricionista, que explica a importância da adoção de hábitos saudáveis.
Em seguida, o usuário é convidado a ter uma conversa com a farmacêutica do NASF. Ela fala sobre a importância de se realizar anualmente a avaliação renal. Nesse momento, é colhida a urina para o exame de EAS. Este exame avalia se a urina tem seus elementos anormais
Após a conversa sobre os rins, o paciente é convidado a uma avaliação e orientação quanto ao cuidado com os pés, realizada pela enfermeira, que faz testes para verificar a presença de neuropatia e doença artéria periférica, assim como a presença de fissuras, micoses cutâneas e onicomicoses.
Por último, mas não menos importante, o diabético é convidado a ser submetido ao exame de fundoscopia direta sob midríase farmacológica. O paciente é orientado quanto a importância da visão e sobre a necessidade de ter seu fundo de olho avaliado anualmente. Os paciente com alterações relevantes na fundoscopia, são encaminhados para uma avaliação especializada com o Oftalmologista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário