quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Boas práticas Programa Cidade Sustetavel -PCS - 2ª Hora do Mamaço: Ação de Incentivo ao Aleitamento Materno

2ª Hora do Mamaço: Ação de Incentivo ao Aleitamento Materno - Caratinga / MG

Descrição

II Hora do Mamaço: Ação de Incentivo ao Aleitamento Materno sendo realizado pelo segundo ano consecutivo.
 A Oficina Amigos do Peito é uma ação do Projeto + Saúde Caratinga, sob a responsabilidade das Equipes de Saúde Bucal das ESF do município, visando o incentivo ao aleitamento materno.
   Ampliando as Ações em Comemoração a Semana Mundial do Aleitamento Materno SMAM, com ênfase no direito da mulher amamentar a qualquer hora e em qualquer lugar.
   É com grande satisfação a Prefeitura de Caratinga por meio da Secretaria de Saúde recebeu a todos para o grande evento: II Hora do Mamaço.
Com o tema: Amamentação um ganho para toda vida, uma vitória para toda vida.
   A Campanha do Mamaço é nacional e acontece em diversas cidades brasileiras para alertar a sociedade que a mulher tem o direito de amamentar o seu bebê em qualquer lugar e a qualquer momento. A partir deste gancho, a Prefeitura de Caratinga, uniu à este direito a necessidade de alertar mães e sociedade sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê, da mamãe e também os grandes benefícios que esta importante ação trás para toda sociedade.
 A oficina “Amigos do Peito” foi uma experiência ímpar envolvendo as equipes de saúde e comunidade de Caratinga, no desenvolvimento de atividades variadas, busca de patrocínios e homenagens às lactantes integrantes do mamaço organizado pelas equipes de saúde bucal. Após o mamaço os profissionais de saúde bucal, dentistas e técnicos em saúde bucal, promoveram a higienização das boquinhas dos bebês. O objetivo de divulgar, incentivar e sensibilizar para o aleitamento materno, chamando a atenção da comunidade caratinguense para esse gesto responsável por grandes benefícios, tanto para os bebês quanto para suas mães, foi plenamente alcançado. O evento acolhido por todos, sociedade e profissionais, deflagrou várias ideias de incentivo ao aleitamento materno, além de ventilar a possibilidade da implantação de um banco de leite humano no município.
  Desde o I Mamaço de Caratinga implantamos o Projeto Gerar Sorrisos, serviço de orientação em saúde bucal e prática em aleitamento materno, através de profissional técnico (Técnico em Saúde Bucal - TSB) na maternidade Nossa Senhora Auxiliadora, para instruir as parturientes sobre a importância do aleitamento materno para a saúde bucal do bebê, além de orientação e higienização da boquinha dos bebês após as mamadas.
Eixo
Ação Local para a Saúde
Objetivos
Objetivos
  •     Incentivar o aleitamento materno, em consonância com a Rede Amamenta e Alimenta Brasil, buscando a integralidade de ações, multidisciplinaridade e intersetorialidade nas ações em saúde do município, procurando envolver toda a sociedade e sendo deflagrador das ações as Estratégias Saúde da Família;
  •       Mobilizar e alertar as mães sobre a importância da amamentação nos primeiro meses de vida da criança.
  •       Incentivo a Amamentação para crianças no mínimo até 6 meses de idade;
  •         Intensificar o acompanhamento da Criança através de consultas de puericultura;
  •          Criar espaços para amamentação nas Estratégias de Saúde da Família: cantinho da amamentação nas ESF;
  •       Desmistificar o ato de amamentar.  
  •          Criar grupos de mães para troca de experiências da preparação para amamentar e os cuidados com a mama;
  •       Conscientizar a família para apoiar o ato de amamentar;
  •       Acompanhar o crescimento e desenvolvimento do bebê bem como manter o calendário vacinal atualizado;
  •       Estabelecer parcerias importantes com outras instituições  que apoiam o Aleitamento Materno;
  •       Fortalecer o vinculo da mãe e do bebê.          
Cronograma
        
01/08/14  Sexta
04/08/14 Segunda
05/08/14 Terça
06/08/14 Quarta
07/08/14 Quinta
23/08/14 Sábado
Lançamento  das ações da Semana Mundial do Aleitamento Materno SMAM– 2014 em Caratinga na Rede Social Facebook: Grupo - II Mamaço em Caratinga.
Palestras sobre o vínculo entre a mãe e o bebê e ações educativas em unidades básicas de saúde em bairros. Algumas delas terão um espaço para amamentação, apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno.
ESF Anápolis
As Vantagens do Aleitamento Materno para a mamãe  e  para  o bebê - Vídeo e tira dúvidas com  Dra. Mayana  e Dra. Alessandra Sabino – Tutora da Rede Amamenta e Alimenta Brasil
ESF Santa Efigênia: 10:30 hs. 
Mural de Incentivo ao Aleitamento Materno e Recadinhos do Coração
Entrega dos Certificados da Oficina da Rede Amamenta e Alimenta Brasil
 ESF Santa Zita I e II 16:00 hs.
Roda de conversa com os profissionais e tutoras da Rede Amamenta e Alimenta Brasil:
A amamentação na primeira hora de Vida

Palestra: às 8:00hs.Unidade V - Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança :
Caminhando para o parto normal e Puericultura

Palestra: às 9:00 hs - ESF Santa Cruz:
Mitos e Verdades sobre a Amamentação
Inauguração da “Sala de Amamentação” Café da Manhã para receber as nutrizes
ESF  Santa  Luzia – 14:00 hs.
 Grupo de Puericultura Palestra: "Pra você é leite, pra eles é vida. Amamente seu filho com muito amor. Uma  vitória para a vida toda!"

II Hora do Mamaço: Ação de Incentivo ao Aleitamento Materno
Praça Cesário Alvim  á partir das 8:30
A Oficina Amigos do Peito é uma ação do Projeto + Saúde Caratinga, sob a responsabilidade das Equipes de Saúde Bucal das ESF do município, visando o incentivo ao aleitamento materno.




Resultados

O objetivo de divulgar, incentivar e sensibilizar para o aleitamento materno, chamando a atenção da comunidade caratinguense para esse gesto responsável por grandes benefícios, tanto para os bebês quanto para suas mães, foi plenamente alcançado.
O evento acolhido por todos, sociedade e profissionais, deflagrou várias ideias de incentivo ao aleitamento materno, além de ventilar a possibilidade da implantação de um banco de leite humano no município.
A atenção integral e multidisciplinar à saúde, levando em consideração o perfil socioeconômico e cultural das comunidades assistidas, deverá ser o propósito das políticas públicas e de ações intersetoriais em saúde.
A partir desta experiência abriu-se um leque de oportunidades para o incentivo ao aleitamento e na oportunidade implantamos o serviço de orientação em saúde bucal, através de profissional técnico (Técnico em Saúde Bucal - TSB) na maternidade Nossa Senhora Auxiliadora, para instruir as parturientes sobre a importância do aleitamento para a saúde bucal, além de higienização da boquinha dos bebês após as mamadas.
Visibilidade para temática: incentivo a amamentação, capacitação de profissionais da Atenção Primária á Saúde e participação de experiências exitosas: 
Instituições Envolvidas
O mamaço envolveu 30 lactantes, lactentes e familiares, com a participação de 15 empresas locais, 15 equipes de saúde bucal das ESF, 5 equipes do Centro Odontológico Municipal/ Centro de Especialidades Maternidade Nossa Senhora Auxiliadora, Equipes da Secretaria Municipal de Saúde, as Unidades de Referências: Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social , Meio Ambiente. Enfim o evento envolveu mais de 100 pessoas em praça pública.
Empresas parceiras: Viação Rio Doce, Sicoob Credcooper, Câmara Municipal de Caratinga, Drogaria Americana, Drogaria Indiana, Drogaria Central, Estampar, Papelaria Universitária, Salão da Lordete, Varandão Grill, Chamel Esmalteria, Spaço Della’s, Lacort, Blink Gráfica, Floricultura Casa e Jardim, Face Digital ,Roger Baby, Cacau Show, Lojão Santa Maria, Studio Ferraz, Artesanatos Joana e Amélia, Le Gourmet, Delicatessen Bom Demais, Diocese de Caratinga, Pastoral da Criança.
Contatos
Organizadores do II Mamaço em Caratinga:
Zilernice Ramires Guimarães Brito - Dentista da Família, Coordenadora da Atenção Primária em Saúde Bucal, multiplicadora da Iniciativa Unidade Básica Amiga do Aleitamento Materno (IUBAAM - Fiocruz) e tutora da Rede Amamenta e Alimenta Brasil .
Equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária do Município de Caratinga que representa a Ação de Incentivo ao Aleitamento Materno: Uma ação da Oficina Amigos do Peito do Projeto + Saúde Caratinga
Fernanda França dos Santos Fernandes - Diretora do Departamento de Assistência à Saúde e Projetos.
Contato: Secretaria Municipal de Saúde
Telefone: 33-3329-8003
Fontes
http://www.caratinga.mg.gov.br/Materia_especifica/7422/Prefeitura-realiza-2a-Hora-do--Mamaco-de-Caratinga-neste-sabado
http://www.drd.com.br/news.asp?id=50090100079211775064
http://www.diariodecaratinga.com.br/index.php/leitura-cidade/6660-a-hora-do-mamaco
http://www.movimentodown.org.br/2014/07/hora-mamaco-acontece-em-40-cidades-brasileiras/
http://atencaobasica.org.br/relato/1958
http://www.hospitalcaratinga.com.br/webhnsa/webinformativo.jsp?idinformativo=74
http://www.redehumanizasus.net/mapa-semana/oficina-amigos-peito-projeto-saude-caratingaimplantacao-do-projeto-apoio-as-maes-que-amamentam-e-alimentam
http://www.ficmg.edu.br/
http://www.najhudba.com/index.php?klip=SpX0uMTXQK0&n=Mama%C3%A7o-em-Caratinga-por-Renato-Ferraz
http://www.caratinga.mg.gov.br/Materia_especifica/7393/Cantinho-da-Amamentacao-incentiva-Aleitamento-Materno
http://www.youtube.com/watch?v=ytL-WRaf44g
Facebook Grupo II mamaço em Caratinga
Tags
Aleitamento Materno



O Programa Cidades Sustentáveis oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios.
OBJETIVOS DO  Programa Cidades Sustentáveis
O objetivo é sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.
Para isso, o Programa Cidades Sustentáveis oferece:
I – Ferramentas
- Plataforma Cidades Sustentáveis, uma agenda para a sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão publica, em 12 eixos temáticos, e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural;
- Indicadores gerais e indicadores básicos associados aos eixos da plataforma;
- Casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência para a melhora integrada dos indicadores das cidades.
II – Compromissos
Prefeitos (as) de todo o País e partidos políticos podem confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável assinando a Carta-Compromisso (de prefeitos e de partidos políticos).
Para aquele(a) prefeito(a) que não assinou a Carta-Compromisso e já estiver na segunda parte de seu mandato existe a opção de assinar a Carta de Adesão ao Programa Cidades Sustentáveis.
Na Carta de Adesão não contempla algumas das exigências contidas na Carta-Compromisso, que é destinada a prefeitos(as) em início de gestão. Porém, ao assinar a Carta de Adesão, o(a) prefeito(a) se compromete a aderir à Carta-Compromisso caso seja reeleito(a) para um segundo mandato.   
Os signatários da Carta-Compromisso ou da Carta de Adesão deverão estar dispostos a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em suas cidades e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução, no mínimo, dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.
As cidades participantes ganham visibilidade em materiais de divulgação e nos meios de comunicação, têm acesso a informações estratégicas, trocam experiências com outros municípios, além de se constituírem como referências exemplares de desenvolvimento sustentável.
Os signatários da Carta-Compromisso ou da Carta de Adesão também podem utilizar o selo Cidade Participante do Programa Cidades Sustentáveis em suas publicações, além de estarem aptos a se inscreverem ao Prêmio Cidades Sustentáveis.
Área exclusiva no portal e participação no Programa de Formação e Capacitação de profissionais nas áreas de políticas públicas são algumas das ações dirigidas aos signatários.

http://www.cidadessustentaveis.org.br/institucional/oprograma

Nenhum comentário:

Postar um comentário