sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Comemoração ao Dia Internacional da Luta contra as Drogas, o CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), apresenta peça teatral retratando os serviços ofertados pelo município dentro das Políticas sobre Drogas: CAPS-AD, Programa "Aliança pela Vida"

Prefeitura de Caratinga comemora sucesso de programas do CAPS-AD

por Assessoria
26/06/2015 17:48
Em Comemoração ao Dia Internacional da Luta contra as Drogas, o CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas),  apresenta peça teatral retratando os serviços ofertados pelo município dentro das Políticas sobre Drogas: CAPS-AD, Programa "Aliança pela Vida"

Caps-AD Teatro
Rivaldo, Dona Maria Cesária, Altemar, enfermeiro, médico e coordenadora do CAPS-AD
Caps-AD Teatro
Altemar de Oliveira Silva abraça a mãe, Maria Cesária de Oliveira, em agradecimento
Caps-AD Teatro
Dona Maria beija Altemar, feliz porque o filho abandonou o álcool
Caps-AD Teatro
Gerente Rivaldo Reis está satisfeito com os resultados do novo contratado
Caps-AD Teatro
Caps-AD Teatro
O Dia Internacional da Luta Contra as Drogas é comemorado em 26 de junho. Para assinalar a data, a Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com ações do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) realizou uma apresentação teatral com os assistidos do CAPS AD  como atores,  familiares, amigos e equipe multiprofissional. A peça foi encenada na quarta-feira (24) na Praça da Estação retratando os serviços ofertados pelo município dentro das Políticas sobre Drogas: CAPS-AD, Programa “Aliança pela Vida”, Projeto em parceria com o Juizado Especial Criminal, Vara de Execuções Penal e Projeto Caminhar”, apresentando todos os desafios que essa demanda exige com um serviço humanizado e diferenciado que vai além do protocolo. A peça foi encenada com os pacientes representando os profissionais da unidade e os profissionais no papel de pacientes, afim confrontá-los com a realidade que os mesmos vivenciam.
O CAPS-AD realiza em média de dois mil atendimentos mensais. “Temos a média de 400 pacientes, que chegam encaminhados pela Atenção Primária à Saúde e demanda espontânea, pois além de Caratinga, recebemos pessoas de toda a microrregião, ou seja, da sede de Caratinga e mais 12 municípios”, explica Alessandra. “O CAPS-AD conta com 14 profissionais de Saúde, dentre eles um médico psiquiatra com especialização em Dependência Química. O recurso que o CAPS-AD recebe é de R$ 39.780,00”.
O caminho para o enfrentamento dos problemas do uso abusivo de drogas é a implantação efetiva de políticas de Promoção e Prevenção a Saúde para reduzir os altos índices de pessoas envolvidas com as drogas. O atendimento é ampliado seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde – MS e Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – SES MG.
O CAPS AD de Caratinga é reconhecido como referência na Rede de Saúde Mental a nível Regional com a realização de projetos inovadores que são reconhecidos pela população usuária desses serviços e pelos representantes do poder judiciário da comarca de Caratinga.
O município conta com o Programa Aliança pela Vida disponibilizada pela Secretária de Estado da Saúde de Minas Gerais – SES/MG para intensificar o enfrentamento às drogas e Caratinga é exemplo às demais cidades da microrregião, por ser um dos pioneiros no estado a aderir o programa, o cartão é usado exclusivamente para custeio do tratamento do dependente químico ou de álcool em clínica ou comunidade terapêutica (sexo feminino e masculino) sendo que atualmente contamos com 69 clinicas disponíveis no sistema  para internação dos pacientes em regime fechado para os pacientes que necessitarem com o devido encaminhamento da equipe multiprofissional do CAPS AD osistema funciona por meio de cartões e o cadastramento das digitais.  “todas as pessoas que quiserem podem procurar o serviço do CAPS AD para os devidos procedimentos para internação do ente familiar,ressaltando que durante todo o processo de tratamento  do cidadão encaminhado pelo município de Caratinga a equipe do CAPS AD oferece assistência para famílias a fim de orientá-las e mantendo o vinculo com a comunidade terapêutica que recebeu o nosso paciente”.
Projeto em parceria com o Juizado Especial Criminal e Vara de Execuções Penal objetiva oferecer aos cidadãos usuários de drogas que  precisam de cumprir uma pena alternativa, um trabalho  de orientação aos riscos oferecidos pelo uso abusivo das drogas com realização de palestras com os diversos profissionais do CAPS AD .Esse projeto  iniciou em maio de 2014 até a presente data , e já atendeu o numero de  132 pessoas  ACOLHIDAS pelo CAPS AD  com processo de reinserção social e cabe ressaltar que contamos com poucos casos de reincidência. O Juiz de Direito Dr. Marco Aurélio Abrantes Rodrigues  afirma muita satisfação pelos resultados que o projeto tem apresentado e pela dedicação da equipe responsável pela execução do projeto
 O Projeto Caminhar será desenvolvido pela SMS - Secretaria Municipal de Saúde e CAPS-AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas em parceria com ACIC – Associação Comercial de Caratinga, e tem como objetivo inserir pacientes reabilitados em tratamento no CAPS-AD ao mercado de trabalho, após acompanhamento sistemático durante o processo estabelecido no projeto terapêutico da unidade. O referido projeto será incluído no processo terapêutico do CAPS-AD, de acordo com o tempo de permanência e evolução no tratamento, para os pacientes que se encontrar em plenas condições, inclusive psicológicas de inserção ao mercado de trabalho.

Um caso da vida real: passou pelos Programas Aliança pela Vida e Projeto Caminhar

A coordenadora apresenta um caso de sucesso de um dos pacientes. “Nós convidamos o Altemar de Oliveira Silva para dar o depoimento, pois após um ano de tratamento ele venceu a dependência do álcool, conseguiu em prego e retomou a sua vida”.

De acordo com Altemar, hoje ele é um novo homem. “Eu tenho 42 anos e agora é que estou renascendo, pois desde os 17 anos era alcoólatra. Por meio do CAPS-AD eu consegui participar do Programa Aliança pela Vida, permanecendo internado por seis meses em Timóteo e mais seis meses recebendo atendimento de segunda a sexta-feira no CAPS-AD, em Caratinga. O começo foi muito difícil, pois eu resistia ao tratamento, porque tinha preconceito ao CAPS, que eu achava que era um local de doidos. Agora já tenho emprego e a minha vida está sendo reconstituída. Eu trabalho para ter um padrão de vida melhor”.

Dona Maria Cesária de Oliveira, de 75 anos é mãe de Altemar e foi ela que pediu ajuda para o filho. “A meu convite, a coordenadora Alessandra foi à minha casa e conversou com Altemar. Ele não recebeu de bom grado o apoio, mas a coordenadora não desistiu. Esperou que ele se acalmasse e voltou a nos visitar e ele prometeu conhecer o CAPS. Ele foi e gostou do acolhimento e aceitou a ajuda”.
Ela conta que viu a vida do filho destruída. “Ele morava em Belo Horizonte, era casado e tinha uma filha. A bebida destruiu o seu casamento de mais de 20 anos. Ele era trabalhador, mas por causa da bebida não permanecia nem um mês nas empresas. Agora estamos felizes, pois ele está totalmente recuperado”, comemora.

Rivaldo Reis tem 39 e é gerente da filial da empresa de transportes Presidente, onde Altemar conseguiu um novo emprego. “Contratamos o Altemar para fazer uma experiência de 90 dias como Auxiliar de Serviços Gerais. Já se passaram nove meses e a empresa está satisfeita com a contratação”.

De acordo com o gerente, a contratação foi facilitada porque a empresa recebeu o novo colaborador juntamente com uma carta de recomendação. “Este documento assinado por profissionais de Saúde do CAPS-AD nos garantia que ele estava recuperado e isso ajudou bastante. Com o processo na mão e com informações positivas a empresa apostou em Altemar. Ele é o primeiro funcionário da filial nesta condição, mas a empresa tem o compromisso de dar uma segunda oportunidade a ex dependentes químicos em outras filiais. A empresa de transportes Presidente acredita que as escolhas que fazemos hoje são responsáveis por nosso amanhã e acredita neste projeto do CAPS-AD e recomenda que outros empresários apostem nessa idéia”.

Conheça melhor os serviços de Saúde do CAPS-AD

Centro de Convivência “Maria das Graças Soares”.
O CAPS-AD presta atendimento em regime aberto a pacientes dependentes de álcool e outras drogas, evitando as internações em hospitais psiquiátricos e promovendo a inserção social desses cidadãos. Este serviço é substitutivo e não complementar aos hospitais psiquiátricos.
O CAPS-AD realiza o acolhimento e a atenção às pessoas com dependência química e transtornos mentais graves e persistentes, O CAPS-AD é o núcleo de uma nova clínica, produtora de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento.Contatos: 3329-9223
E-mail: capsad_caratinga@hotmail.com
www.facebook.com/capsad_caratinga@hotmail.com

COMO FAZER PARA SER ATENDIDO NO CAPS- AD?

É necessário que seja atendido pela Estratégia Saúde da Família e avaliado pelo profissional médico,  e demanda espontânea verificando assim se terá necessidade de ser encaminhado ao serviço. Apresentar cópia da documentação civil básica: Identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço (conta de água ou luz).

QUAIS SÃO OS DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS CAPS- AD?

De segunda à sexta- feira, no horário de 7h às 17h.

DE QUE FORMA FAMILIARES E A COMUNIDADE PODEM PARTICIPAR DOS CAPS- AD?

Os familiares podem participar diretamente das atividades dos serviços, tanto nas internas quanto nas ações comunitárias de integração social.
Já a comunidade, produz um grande e variado conjunto de relações de troca, o que é bom para a própria comunidade e para o CAPS – AD . Essa parceria ajuda a comunidade a reforçar seus laços sociais e afetivos e produzem maior inclusão social e possibilita maiores êxitos.
 http://www.caratinga.mg.gov.br/Materia_especifica/27860/Prefeitura-de-Caratinga-comemora-sucesso-de-programas-do-CAPS-AD-


Nenhum comentário:

Postar um comentário