quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Adesão ao novo projeto Aliança Pela Vida SES -MG

CARATINGA É UM DOS MUNICÍPIOS PIONEIROS DA MICRORREGIÃO A IMPLANTAR O MECANISMO  CRIADO PARA CUSTEIO DE TRATAMENTO AOS USUÁRIOS DE DROGA A CLÍNICAS EM MG


Caratinga é um dos municípios pioneiros da microrregião a adotar o mecanismo  criado para custeio de tratamento aos usuários de droga a clínicas em MG.

A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao novo projeto do Governo do Estado de Minas Gerais Aliança Pela Vida. O projeto beneficia os usuários do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS-AD) residentes no município de Caratinga, que estejam interessados em se tratar.

A secretária de Saúde, Sueli deOliveira Amorim, explica que o principal objetivo do programa é ampliar ações de combate às drogas, em nosso município. “O programa disponibilizará, por diferentes meios, atendimento aos dependentes químicos, com a atuação de profissionais da área da Saúde e assistência social. Além de maximizar o tema da luta contra as drogas, estaremos acompanhando de perto o desenvolvimento do programa por entender que a ação é um grande complemento para o trabalho do CAPS AD, equipamento da secretaria de saúde que ela apoia com grande afinco”.

De acordo com a coordenadora do CAPS-AD, Alessandra Vieira Ambrósio, “Caratinga, deve ser exemplo às demais cidades da microrregião, visto que Caratinga é um dos pioneiros no estado a aderir o programa”.
Como funciona o "Cartão Aliança Pela Vida"
Trata-se de uma iniciativa do Governo de MG para intensificar o enfrentamento às drogas no Estado. O cartão é usado exclusivamente para custeio do tratamento do dependente químico ou de álcool em clínica ou comunidade terapêutica. Interrompido o tratamento, o benefício é suspenso de imediato.
De acordo com o coordenador Eduardo Damasceno Lopes, Caratinga está diante de uma grande inovação. “A família é fundamental na tentativa de reverter o quadro do dependente químico. Sem o apoio dos familiares, sem o trabalho e sem o acompanhamento médico a pessoa acaba se entregando de vez ao drama da droga.”, ressaltou o coordenador.

Aos interessados

Demais informações os familiares ou até mesmo o usuário deverá buscar maiores informações diretamente no CAPS-AD. “As ações do programa Aliança pela Vida são agregadas às demais que o CAPS-AD realiza para fortalecer as medidas de enfrentamento aos problemas relacionados ao consumo e abuso de álcool e outras drogas, sobretudo o crack”, diz Eduardo Damasceno Lopes.
Termo de adesão
Caberá ao município receber as inscrições das famílias, avaliando suas condições socioeconômicas, além de manter os cadastros dos dependentes químicos assistidos. As prefeituras também deverão acompanhar o atendimento das famílias e orientá-las sobre a forma de correta utilização do auxílio.

Cartão Aliança

Criado pelo Governo de Minas Gerais, o “Cartão Aliança pela Vida” garante o repasse de R$900,00 reais mensais para comunidades terapêuticas e clínicas credenciadas para o tratamento dos dependentes químicos. O cartão não é repassado para os familiares em forma de espécie (dinheiro), e sua utilidade só é válida dentro das comunidades terapêuticas e clínicas conveniadas. Para ter acesso ao cartão aliança pela vida, o primeiro passo é procurar atendimento do CAPS AD por meio deste serviço serão repassadas orientações e os procedimentos necessários para este benefício.
FONTE:http://www.caratinga.mg.gov.br/mat_vis.aspx?cd=7018


Nenhum comentário:

Postar um comentário